O GRUPO DE RECUPERAÇÃO DE ALCOÓLICOS AUGUSTO SILVA – GRAAUS foi constituída em 17/02/2001 como associação civil brasileira, com personalidade jurídica de direito privado, natureza filantrópica e sem fins lucrativos nos termos da Lei nº 10.406/2002, Lei Federal nº 13.019/2014 e Decreto Estadual nº 61.981/2016.
Tem como proposta o serviço de acolhimento na modalidade Serviço de Acolhimento Terapêutico Comunitário, o qual visa promover a atenção e proteção integral de forma voluntária, gratuita e transitória. Funcionamento: Ininterrupto, 24 horas diárias. Sua capacidade física corresponde a 24 vagas, tendo como público-alvo pessoas maiores de 18 até 60 anos, do sexo masculino com transtornos decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas, em situação de vulnerabilidade e, com os vínculos fragilizados ou rompidos. Sendo de suma importância o trabalho de reestabelecimento dos vínculos familiares, sociais e comunitários, assim como o empoderamento e o desenvolvimento da autonomia.
O principal instrumento terapêutico é a convivência entre os pares, preparando-os e subsidiando-os no processo de reorganização biopsicossocial, oferecendo suporte para o processo de recuperação e reintegração social.
A OSC conta com uma equipe multiprofissional composta por Assistente Social, Psicólogos, Pedagoga Social, Monitores formados em dependência química pela FEBRACT no Curso de Capacitação módulo I e II, Coordenador graduado em Serviço Social, Responsável Técnica Enfermeira com pós-graduação em MBA – Gestão de Serviço de Saúde e Responsável Administrativo graduada em Gestão Comercial, todos empenhados no alcance dos objetivos. Vale destacar que há espaço e instalações físicas adequadas e com os alvarás de funcionamento exigidos pela legislação, sendo a sede administrativa localizada na área urbana.
Ao longo desses anos a OSC desenvolveu parcerias com o poder público nas esferas municipal, estadual e federal. Atualmente conta com Termo de Fomento e Termo de Colaboração junto à Prefeitura Municipal de Sertãozinho e parceria com o DEPAD – Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas - Departamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que coordena políticas para o acolhimento de pessoas com dependência de substâncias.
A organização desenvolve seu trabalho articulada à rede de serviços do município conforme demanda dos acolhidos e/ou seus familiares. Possui inscrição em diversos conselhos, tais como, Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Estado de São Paulo (CONED-SP), e com representatividade nos Conselhos: Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMUD), Conselho Municipal de Saúde (CMS). Trata-se de um trabalho de reconhecimento do poder público através do Certificado de Utilidade Pública Municipal e em processo para Utilidade Pública Estadual.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.